Equipa Clínica

Maria Cristina Canavarro
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, área de Terapêutica do Comportamento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1989); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (1997); Agregação em Psicologia pela FPCE-UC (2009).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidades avançadas em Psicoterapia e em Intervenção Precoce. Terapeuta e Supervisor certificado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamentais (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT); equiparada à carreira de técnica superior, ramo de Psicologia, pelo Ministério da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (1989- ...); Prof. Catedrática da FPCE-UC (2011- ...); Coordenadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2017- ...); Coordenadora da Sub-Área de Intervenção Cognitivo Comportamental nas Perturbações Psicológicas e Saúde da Especialidade em Psicologia Clínica do Mestrado Integrado em Psicologia (2015- ...); Responsável pela Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Daniel de Matos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) (1997-2018); Supervisão de estágios pré- graduados (1991- ...) e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011- ...).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e do humor; perturbações de adaptação a doença e perturbações traumáticas; adaptação à gravidez e pós-parto.

Cláudia Melo
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2011); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica, pela FPCE-UC (2018).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2011-...); Membro Integrado do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental – CINEICC. Psicóloga colaboradora na Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC (2011-2018) e no Centro de Preservação da Fertilidade, Serviço de Medicina da Reprodução – CHUC (2012-2017); Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CCP; 2010); Formadora em cursos nacionais e internacionais na área da Psico-oncologia (2013-...); Certificação em Gestão de Ciência pela UC (2020).
Principais áreas de intervenção
Perturbações de ansiedade e de humor; Perturbações de adaptação a doença; Adaptação à gravidez e parentalidade; Psico-oncologia; Comunicação em saúde.

Daniel Rijo
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, área de Terapêutica do Comportamento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1994); Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCE-UC (2000); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2010).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidades avançadas em Psicoterapia e em Psicologia da Justiça. Terapeuta e Supervisor certificado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamentais (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT). Membro fundador, terapeuta e Supervisor certificado pela International Society for Schema Therapy (ISST). Equiparado à carreira de técnico superior, ramo de Psicologia, pelo Ministério da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicólogo Clínico (1995- ...); Prof. Auxiliar da FPCE-UC (2010- ...); Coordenador do grupo de investigação “Cognitive and Behavioral Processes and Change: Health and Psychopathology in Different Settings” do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2019- ...); Supervisão de estágios pré- graduados (1995- ...) e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2012- ...).
Principais áreas de intervenção
Perturbações da personalidade; perfecionismo; problemas do comportamento e agressividade; perturbações ansiosas e do humor; ansiedade social.

Cláudia Ferreira
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia do Desenvolvimento, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1994); Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCE-UC (2003); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2012).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicoterapia; Psicoterapeuta e Supervisora certificada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamentais (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT); Membro Integrado e Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC).
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (desde 2000); Professora Auxiliar da FPCE-UC; Co-coordenadora da sub-área de Intervenção Cognitivo Comportamental nas Perturbações Psicológicas e Saúde da Especialidade em Psicologia Clínica do Mestrado Integrado em Psicologia; Orientadora de estágios pré-graduados e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Desde 2004 colabora, enquanto formadora, em diferentes Curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapias Contextuais (Terapia Focada na Compaixão-CFT; Terapia de Aceitação e Compromisso- ACT e Mindfulness).
Principais áreas de intervenção
Perturbações do Comportamento Alimentar (Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Ingestão Alimentar Compulsiva) e dificuldades associadas à imagem corporal; Perturbações Ansiosas e do Humor.

Ana Paula Matos
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, área de Terapêutica do Comportamento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1984); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (1996).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicoterapia. Terapeuta e Supervisor certificado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamentais (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT); equiparada à carreira de técnica superior, ramo de Psicologia, pelo Ministério da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (1984-...); Prof. Associada da FPCE-UC (2008-...); Supervisão de estágios pré-graduados (1986-...) e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2012-...); Coordenadora de projetos de investigação e intervenção na área da promoção da saúde e prevenção da doença, da Fundação da Ciência e Tecnologia e do Programa Inovação Social/Portugal 2020 (2013-…).
Principais áreas de intervenção
Perturbações mentais na adolescência; perturbações de humor; doença crónica (por exemplo diabetes); uso problemático da internet; impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental; resiliência.

Ana Fonseca
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2008); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica e da Família, pela FPCE-UC e pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2013).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica colaboradora na Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (2008-2018); Investigadora Doutorada da FPCE-UC e membro do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental – CINEICC (2018-…).
Principais áreas de intervenção
Adaptação à gravidez e pós-parto; Perturbações do humor e ansiosas.

Ana Rita Martins
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde pela FPCE-UC (2013).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2014- ...); Colaboradora da Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Daniel de Matos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC, 2013-2015); Psicóloga Clínica no Centro de Saúde Universitário dos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro e na Linha Universidade de Aveiro (LUA, 2015-2016); Formação e supervisão clínica de estudantes e estagiários dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Psicologia da Universidade de Aveiro (2015-2016); Formação e supervisão de voluntários da LUA (2015-2016); Membro da Bolsa de Psicólogos da OPP para Intervenção Psicológica em Situação de Catástrofe; Doutoranda em Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica na FPCE-UC (em curso).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas, do humor e trauma; perturbações de personalidade; intervenção psicológica em situações de crise e catástrofe; violência nas relações íntimas; adaptação à fase do jovem adulto emergente; terapia cognitivo-comportamental de casal.

Anabela Araújo-Pedrosa
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, Ramo de Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1995); Mestrado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCE-UC (2001); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Saúde pela FPCE-UC (2010).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidades avançadas em Psicoterapia, Intervenção Precoce e Psicologia da Saúde Organizacional. Terapeuta e Supervisora certificada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamentais (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT); equiparada à carreira de técnica superior, ramo de Psicologia Clínica, pelo Ministério da Saúde.
Atividade profissional relevante
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidades avançadas em Psicoterapia, Intervenção Precoce e Psicologia da Saúde Organizacional. Psicóloga Clínica (1996- ...); Docente em instituições de Ensino Superior (1998-…); Técnica Superior de Saúde do Ramo de Psicologia Clínica na Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Daniel de Matos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) (2001-2018) e na Consulta de Acompanhamento Psicológico da Maternidade Daniel de Matos e Unidade de Psicologia Clínica do CHUC (2019-…); Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e pela Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores; Orientadora de estágios pré- graduados (2005- ...) e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016- ...).
Principais áreas de intervenção
Adaptação à gravidez e parentalidade em situações normativas e não normativas; Perturbações ansiosas e do humor; Perturbações de adaptação a doença e perturbações traumáticas - luto; Gestão do stress; Comunicação em contextos de saúde.

Carlos Carona
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica (vertente Cognitivo-Comportamental), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2003); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica, pela FPCE-UC (2013).
Certificação profissional
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialidade avançada em Psicoterapia. Psicoterapeuta e Supervisor Cognitivo-Comportamental certificado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT).
Atividade profissional relevante
Psicólogo Clínico (2003-...); Docente em cursos pós-graduados de especialização (2009-…); Supervisor de estágios pré-graduados (2006-…), estágios profissionais pelo IEFP (2008-2014) e estágios de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011-…); Consultor da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (2011-…).
Principais áreas de intervenção
Perturbações depressivas; perturbações relacionadas com trauma e stresse; perturbações de ansiedade; perturbações disruptivas e do controlo dos impulsos; perturbações da personalidade; perturbações psicóticas.

Diana Silva
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia do Desenvolvimento, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2004); Mestrado em Medicina Legal pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2010); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Forense pela FPCE-UC (2019).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicologia da Justiça.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2004- ...); Investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2011- ...).
Principais áreas de intervenção
Perturbações do comportamento na infância e na adolescência; Parentalidade.

Marlene Paulo
Formação académica
Mestrado Integrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2013).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2014-…); Bolseira de Investigação no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2016-…); Certificado de Competências Pedagógicas (CCP, 2014).
Principais áreas de intervenção
Perturbações de conduta e/ou de oposição em adolescentes; Perturbações da Personalidade (avaliação); Perturbações de ansiedade em adolescentes.

Sara Oliveira
Formação académica
Licenciatura em Ciências Psicológicas pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2014); Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica e subespecialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e de Saúde, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2016)
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP - 022308); Formadora (Certificado de Competências Pedagógicas); Pós-Graduação em Psicopatologia e Psicoterapia da Criança e do Adolescente (2017-2018).
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2016- ...); Formadora (2016 - …); Estudante de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC.
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e do humor.

Manuel Quartilho
Formação académica
Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra - FMUC (1981); Doutoramento em Neurociências e Saúde Mental, pela FMUC (2000).
Certificação profissional
Especialista de Psiquiatria pela Ordem dos Médicos (1990). Assistente Hospitalar de Psiquiatria (1992). Consultor de Psiquiatria (1998).
Atividade profissional relevante
Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina de Coimbra. Assistente Hospitalar Graduado de Psiquiatria do CHUC. Coordenador da Consulta de Medicina Psicossomática do CHUC. Coordenador do Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural da FMUC. Atual responsável pelo Hospital de Dia do CHUC.
Principais áreas de intervenção
Medicina psicossomática; perturbações mentais comuns.
Equipa Supervisão

Maria Cristina Canavarro
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, área de Terapêutica do Comportamento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1989); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (1997); Agregação em Psicologia pela FPCE-UC (2009).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidades avançadas em Psicoterapia e em Intervenção Precoce. Terapeuta e Supervisor certificado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamentais (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT); equiparada à carreira de técnica superior, ramo de Psicologia, pelo Ministério da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (1989- ...); Prof. Catedrática da FPCE-UC (2011- ...); Coordenadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2017- ...); Coordenadora da Sub-Área de Intervenção Cognitivo Comportamental nas Perturbações Psicológicas e Saúde da Especialidade em Psicologia Clínica do Mestrado Integrado em Psicologia (2015- ...); Responsável pela Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Daniel de Matos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) (1997-2018); Supervisão de estágios pré- graduados (1991- ...) e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011- ...).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e do humor; perturbações de adaptação a doença e perturbações traumáticas; adaptação à gravidez e pós-parto.

Daniel Rijo
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, área de Terapêutica do Comportamento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1994); Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCE-UC (2000); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2010).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidades avançadas em Psicoterapia e em Psicologia da Justiça. Terapeuta e Supervisor certificado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamentais (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT). Membro fundador, terapeuta e Supervisor certificado pela International Society for Schema Therapy (ISST). Equiparado à carreira de técnico superior, ramo de Psicologia, pelo Ministério da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicólogo Clínico (1995- ...); Prof. Auxiliar da FPCE-UC (2010- ...); Coordenador do grupo de investigação “Cognitive and Behavioral Processes and Change: Health and Psychopathology in Different Settings” do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2019- ...); Supervisão de estágios pré- graduados (1995- ...) e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2012- ...).
Principais áreas de intervenção
Perturbações da personalidade; perfecionismo; problemas do comportamento e agressividade; perturbações ansiosas e do humor; ansiedade social.

Cláudia Ferreira
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia do Desenvolvimento, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1994); Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCE-UC (2003); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2012).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicoterapia; Psicoterapeuta e Supervisora certificada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamentais (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT); Membro Integrado e Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC).
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (desde 2000); Professora Auxiliar da FPCE-UC; Co-coordenadora da sub-área de Intervenção Cognitivo Comportamental nas Perturbações Psicológicas e Saúde da Especialidade em Psicologia Clínica do Mestrado Integrado em Psicologia; Orientadora de estágios pré-graduados e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Desde 2004 colabora, enquanto formadora, em diferentes Curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapias Contextuais (Terapia Focada na Compaixão-CFT; Terapia de Aceitação e Compromisso- ACT e Mindfulness).
Principais áreas de intervenção
Perturbações do Comportamento Alimentar (Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Ingestão Alimentar Compulsiva) e dificuldades associadas à imagem corporal; Perturbações Ansiosas e do Humor.

Ana Paula Matos
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, área de Terapêutica do Comportamento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1984); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (1996).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicoterapia. Terapeuta e Supervisor certificado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamentais (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT); equiparada à carreira de técnica superior, ramo de Psicologia, pelo Ministério da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (1984-...); Prof. Associada da FPCE-UC (2008-...); Supervisão de estágios pré-graduados (1986-...) e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2012-...); Coordenadora de projetos de investigação e intervenção na área da promoção da saúde e prevenção da doença, da Fundação da Ciência e Tecnologia e do Programa Inovação Social/Portugal 2020 (2013-…).
Principais áreas de intervenção
Perturbações mentais na adolescência; perturbações de humor; doença crónica (por exemplo diabetes); uso problemático da internet; impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental; resiliência.

Carlos Carona
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica (vertente Cognitivo-Comportamental), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2003); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica, pela FPCE-UC (2013).
Certificação profissional
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialidade avançada em Psicoterapia. Psicoterapeuta e Supervisor Cognitivo-Comportamental certificado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT).
Atividade profissional relevante
Psicólogo Clínico (2003-...); Docente em cursos pós-graduados de especialização (2009-…); Supervisor de estágios pré-graduados (2006-…), estágios profissionais pelo IEFP (2008-2014) e estágios de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011-…); Consultor da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (2011-…).
Principais áreas de intervenção
Perturbações depressivas; perturbações relacionadas com trauma e stresse; perturbações de ansiedade; perturbações disruptivas e do controlo dos impulsos; perturbações da personalidade; perturbações psicóticas.

Paula Castilho
Formação académica
Certificação profissional
Atividade profissional relevante
Principais áreas de intervenção
Colaboradores
Alexandra Martins
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia, especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, subespecialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2012).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2012- …): Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Daniel de Matos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) (2017-2018; 2012-2013), Unidade de Saúde Familiar Serra da Lousã (USF SL) do Centro de Saúde da Lousã, ACES Pinhal Interior Norte (2015-2017; 2014-2015), Gabinete de Intervenção Familiar (GIF) da Câmara Municipal da Lousã (2014-2015); Leccionamento de Módulos do Programa de Preparação Para o Nascimento Pais & Bebés da Maternidade Daniel de Matos do CHUC (2015-2018; 2012-2013); Atividades de Investigação: Projeto de Doutoramento em Psicologia da Saúde, na área da Infeção por VIH (2015- …).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e do humor; perturbações de adaptação, em particular, à doença; adaptação à gravidez e pós-parto; dificuldades na relação de casal.
Ana Ganho
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, área de Comportamento Desviante pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCE-UP (2002); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Básica pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (2016).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicoterapia. Terapeuta certificada pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas (SPPC) / Modelo dos Sistemas Familiares Internos, Nível 1 pela SPPC & IFS Foundation. Técnica Certificada em Aplicações Clínicas e de investigação da técnica de Estimulação Elétrica por Corrente Direta (tDCS) pela Medical Society of the State of New York. Técnica Certificada em Aplicações Clínicas da técnica de Estimulação Magnética Transcraniana (TMS), pelo European Accreditation Council for Continuing Medical Education.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2002- ...); Investigadora do CIPsi-UM (2011-2016); Investigadora do CINEICC (2016-...; Responsável pelo Grupo de Interesse em Neurociência Afectiva Translacional do CINEICC (2018-...); Professora Convidada FPCEUC (2018-2020); CEO da e.Stim (2019-...); Técnica Superior de Saúde (2002-2007); Diretora Técnica da Comunidade de Inserção Renascer da Cáritas Diocesana de Coimbra (2006-2011); Supervisão de estágios pré- graduados (2003- 2011) e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2018- ...).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e do humor; adaptação à gravidez e pós-parto.
Ana Margarida Pinto
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Sub-Área de Intervenção Cognitivo Comportamental nas Perturbações Psicológicas e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2010).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2012- 2017); Doutoranda em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2019-).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e do humor; dor crónica.
Brígida Caiado
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde com especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2012-2017).
Certificação profissional
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica – Consultas de psicologia clínica individual com crianças, jovens e adultos (2017-…); Implementação de programas de promoção de competências com crianças em grupo e em contexto escolar (2017-2019); Certificado de Competências Pedagógicas (CCP n.º F665743/2018); Formadora em diversas áreas da Psicologia e da Psicologia Clínica; Doutoranda em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2019).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e medos em crianças; Perturbações ansiosas e obsessivo-compulsivas em crianças, jovens e adultos; Alterações comportamentais e perturbações do comportamento (crianças); Parentalidade; Perturbações do Humor (crianças, jovens e adultos).
Cristiana Marques
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, subárea de especialização em Intervenções Cognitivo Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2011).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicologia Comunitária.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica; Assistente convidada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2017-2018); Colaboradora e bolseira de investigação em projetos relacionados com programas de intervenção na prevenção da depressão em adolescentes, depressão perinatal e perturbações psicóticas (desde 2011); Estudante de doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2018-2022).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e do humor; perturbações alimentares.
Diogo Carreiras
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia, ramo de Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2014); Doutorando em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2018-presente).
Certificação profissional
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com a cédula profissional nº 20831.
Atividade profissional relevante
Psicólogo Clínico (2014-presente) em contexto de prática privada e com crianças, jovens e famílias em situações de risco e perigo. Avaliação psicológica e emocional em contexto prisional. Formador certificado (F650769/2016) tendo realizado workshops e lecionado aulas sobre avaliação e intervenção psicológica.
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas, do humor, e da personalidade. Comportamentos autolesivos, identidade de género e orientação sexual. Intervenção com adolescentes e adultos.
Inês Trindade
Formação académica
Licenciatura em Ciências Psicológicas pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2011); Mestrado (pós-bolonha) em Psicologia Clínica e da Saúde (área Cognitivo-Comportamental) pela FPCE-UC (2013); Doutoramento em Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2018).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2014- ...); Investigadora Contratada Doutorada, FPCE-UC (2019- ...); Investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2013- ...); Formadora em intervenção psicológica na doença crónica (2017- ...); (Co)Orientadora de dissertações de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na FPCE-UC (2018- ...); Membro da Direção do Grupo “ACT for Health” da Association for Behavioral Contextual Science (2019- ...); Consultora em projetos internacionais na área da medicina comportamental (2019- ...).
Principais áreas de intervenção
Adaptação a condições de saúde; Psico-gastroenterologia; Psico-oncologia; Perturbações ansiosas e do humor.
Julieta Azevedo
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, pela Faculdade de Ciências Sociais na Universidade da Beira Interior (2008-2011); Mestrado Integrado em Psicologia Clínica - Sub-Área de Intervenção Cognitivo Comportamental nas Perturbações Psicológicas e Saúde (2011-2013).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde. Ordinary Member da Society for Dialectical Behavioural Therapy.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2015- ...); Técnica de Apoio à vítima, c/ especialidade entre pessoas do mesmo sexo; Formadora certificada - Formação de Formadores/as para obtenção de Especialização em Igualdade de Género (CCP- F671157/2018) - Especialidade em Igualdade de Género; Doutoranda em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (em curso).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e do humor; Perturbação Bipolar; Perturbações da Personalidade; Diversidade Sexual e Identidade de Género (i.e., LGBITQ+); Intervenção na Crise; adaptação à gravidez e pós-parto.
Laura Santos
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, subárea de especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2009); Aluna de doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2018-…).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicologia da Justiça.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2009- ...); Membro integrado não doutorado do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2018- ...); Psicóloga na Casa de Acolhimento “Casa do Canto” pertencente à Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família (APDMF) (2012-2017); Membro da equipa do Projeto “Projet’Ar-te: Desafios para a Mudança no Sistema de Acolhimento” financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no Centro de Acolhimento “Casa do Canto/APDMF” (2012-2015); Bolseira de investigação no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) (2012). Estagiária no Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central II em Évora (2010-2011) e no Centro Educativo dos Olivais em Coimbra (2008-2009).
Principais áreas de intervenção
Maus-tratos na infância e adolescência; Crianças e jovens em risco; Perturbações ansiosas e do humor; Perturbações de comportamento disruptivo.
Marcela Matos
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2004); Doutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2012).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Membro efetivo e certificado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC) como Psicoterapeuta Comportamental e Cognitivo.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2004- ...); Investigadora Doutorada da FPCE-UC (2018- ...); Membro Doutorado Integrado do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2006 - ...), Grupo de Investigação “Processos e Mudança Cognitivos e Comportamentais: Saúde e Psicopatologia em Diferentes Contextos (CBPC)”; Professora Auxiliar Convidada CESPU - Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, Porto [Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental] (2011-. ..); Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra [Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Ramo Terapias Cognitivo-Comportamentais] (2008-2014); Formadora em Terapia Focada na Compaixão / Treino da Mente Compassiva (2015 - ...).
Principais áreas de intervenção
Intervenções Focadas na Compaixão e no Mindfulness. Programas de promoção de bem-estar e saúde mental em escolas e empresas e para o público em geral. Atividade clinica: (Adultos) Perturbações de ansiedade e do humor, perturbações do comportamento alimentar, perturbações da personalidade.
Mariana Moura Ramos
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, sub-área de Terapia Cognitivo-comportamental pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2000); Mestrado em Psicologia Clínica, especialidade de Psicologia Clínica Cognitivo Comportamental e Sistémica, pela FPCE-UC (2006); Doutoramento em Psicologia, área Psicologia da Saúde (2011).
Certificação profissional
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) (Cédula profissional nº 263), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicoterapia. Psicoterapeuta certificada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamentais (APTC)/European Association for Behavioural and Cognitive Therapies (EABCT).
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2000- ...); Psicóloga do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (2017-…) Docente Universitária (2001-2012); Investigadora integrada do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2011- ...); Supervisora de estágios em Psicologia Clínica e da Saúde (2006-2012); Orientadora de estágios em Psicologia Clínica e da Saúde (2017-2020); Consultadora de projetos de investigação científica em Metodologia e análise de dados (2010-…).
Principais áreas de intervenção
Perturbações de ansiedade; Perturbações depressivas.
Marta Capinha
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde - Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2009).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicologia da Justiça.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica Forense/Coordenadora do Programa CONTIGO no Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica (2010-2015); Psicóloga Clínica Forense no Núcleo Distrital de Apoio à Vítima da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (2015-2017); Coordenadora de estudos clínicos no Gabinete de Apoio à Investigação Cardiovascular da Associação para a Investigação, Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2017-2018); Doutoranda em Psicologia Forense na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2019- …).
Principais áreas de intervenção
Violência nas relações de intimidade (intervenção com vítimas e com agressores); Programas de reabilitação de agressores conjugais.
Raquel Pires
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia, especialidade Psicologia Clínica e da Saúde, área de subespecialização Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde – FPCE-UC (2009); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica pela FPCE-UC (2015).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicologia Comunitária.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica em colaboração com a Unidade de Intervenção Psicológica, Maternidade Doutor Daniel de Matos - CHUC, EPE (Coimbra, 2009-2014) e com o Centro Materno Infantil de Lisboa (2014-2016); Professora Auxiliar do Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, 2015-2018); Investigadora da Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (Lisboa, 2014-2017), do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (2014-2017) e do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra (2015-…..).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e do humor; perturbações de adaptação à doença, à gravidez, ao pós-parto e à parentalidade.
Rita Ramos Miguel
Formação académica
Mestrado Integrado em Psicologia – Intervenções Cognitivo-comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2011); Mestrado em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2016).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Atividade profissional relevante
Psicóloga clínica (2012- …); Investigadora no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2016 - …).
Principais áreas de intervenção
Perturbações Disruptivas, do Controlo de Impulsos e do Comportamento; Perturbações da Ansiedade; Intervenção com crianças e jovens em situação de perigo; Perturbações relacionadas com trauma.
Rosário Pinheiro
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, área de Terapêutica do Comportamento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1989); Mestrado em Ciências da Educação (1993); Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação pela FPCE-UC (2004).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP - Cédula Profissional 020538). Certificação em Formação de Formadores/as – Especialização em Igualdade de Género. Especialização em Educação para a Saúde pelo Instituto Politécnico de Coimbra (2011).
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (1989- ...); Professora Auxiliar da FPCE-UC (2004- ...); Membro colaborador do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC (2010- ...); Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante da FPCE-UC (2006-…); Supervisão de estágios pré- graduados e pós-graduados, de mestrado e doutoramento em Psicologia e Ciências da Educação. Formadora, consultora e avaliadora externa de projetos para diversas instituições e projetos (2010-…).
Principais áreas de intervenção
Promoção da Saúde Mental, Prevenção da Depressão; Planeamento, supervisão e avaliação de projetos de Educação para a Saúde e Psicoeducação.
Rúben Sousa
Formação académica
Licenciatura em Ciências Psicológicas pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2011-2014); Mestrado Integrado em Psicologia na área de especialização de Psicologia Clínica e da Saúde - Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde (2014-2016) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC; Doutoramento em Psicologia Clínica (2018- …).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Atividade profissional relevante
Psicólogo Clínico (2017- …); Intervenção Psicoterapêutica em contexto Forense; Investigação em marcadores psicofisiológicos de regulação emocional (i.e., Variabilidade do Ritmo Cardíaco) em adolescentes sem psicopatologia, em adolescentes com Perturbações Disruptivas e adolescentes com Perturbação de Ansiedade Social.
Principais áreas de intervenção
Perturbações Disruptivas (Perturbação do Comportamento e Perturbação Desafiante de Oposição) e Perturbações de Ansiedade (Perturbação de Ansiedade Social).
Sérgio Carvalho
Formação académica
Licenciatura em Ciências Psicológicas pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCEUC (2009); Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização Psicologia Clínica e da Saúde – Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde pela FPCEUC (2011); Doutorando em Psicologia Clínica pela FPCEUC (a decorrer).
Certificação profissional
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde (cédula: 16101).
Atividade profissional relevante
Psicólogo clínico (2011-...); bolseiro de investigação (2013-2016) e membro integrado não-doutorado do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC) da FPCEUC (2018-...).
Principais áreas de intervenção
Perturbações de ansiedade e de humor; perturbações de personalidade; intervenção psicológica na dor crónica; intervenção psicológica com pessoas LGBT+; perturbações alimentares.
Sónia Silva
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, área de pré-especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2005); Doutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia da Saúde pela FPCE-UC (2013).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicóloga Clínica (2005- ...); Diretora Clínica das Unidades de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro (2017- …); Responsável pela Unidade de Psico-Oncologia do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (2009- …); Responsável pela Unidade de Voluntariado do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (2010- …); Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional; Orientadora de estágios pré-graduados (2011- ...) e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2012- ...).
Principais áreas de intervenção
Perturbações de adaptação na doença crónica; Perturbações ansiosas e do humor; Psico-Oncologia; Desenvolvimento Pós-Traumático.
Tiago Paredes
Formação académica
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, vertente Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (2002); Mestrado em Psicologia, especialidade de Avaliação Psicológica, pela FPCE-UC (2007); Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Saúde, pela FPCE-UC (2012).
Certificação profissional
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
Atividade profissional relevante
Psicólogo Clínico (2002- ...); Psicólogo Clínico na Unidade de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC) (2009-…); Colaborador, enquanto docente convidado, em unidades curriculares de cursos de 1º, 2º e 3º Ciclos da FMUP, FMUC, FPCEUC, DCEUA; ISMT e ISEITIP (2006-…); Membro Colaborador do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC; Formador na área da psicologia clínica e psico-oncologia (2007-...); Certificado de Aptidão Pedagógica – IEFP (2004-…); Formador Acreditado pelo CCPFC – UM (2013-…); Responsável pela Unidade de Formação e Investigação da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC) (2013 - …) Supervisão de estágios pré- graduados (2006 - ...) e estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2012- ...).
Principais áreas de intervenção
Perturbações ansiosas e do humor; perturbações de adaptação à doença, perturbações de sintomas somáticos e de ansiedade de doença, perturbações obsessivo-compulsivas e perturbações traumáticas, perturbações do comportamento.