“Detetives das Emoções: Protocolo Unificado para Crianças (PU-C)” é um programa de intervenção em grupo para crianças dos 6 aos 12 anos que pretende o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais (i.e., perturbações de ansiedade e/ou depressivas) através do trabalho conjunto com pais e filhos.
Este programa foi originalmente desenvolvido no EUA e os estudos prévios atestam a sua eficácia na redução dos sintomas de ansiedade e depressivos das crianças. Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais da Universidade de Coimbra (CINEICC), uma unidade de investigação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, pretendeu estudar a eficácia desta intervenção em Portugal.
No âmbito de um projeto de doutoramento, em 2020 foi iniciado o estudo piloto cujo principal objetivo era estudar a fiabilidade desta intervenção para Portugal e um estudo Randomizado e Controlado que pretendeu estudar a eficácia desta intervenção para Portugal.
A equipa de investigação recrutou crianças (dos 6 aos 12 anos com perturbação emocional) e os seus pais, para participarem neste projeto. Os participantes neste projeto beneficiaram gratuitamente desta intervenção em COIMBRA e em VISEU dinamizada por Psicólogos Clínicos e investigadores da equipa de investigação do projeto.